Sábado, 27 de Fevereiro de 2010

Igreja de Santa Maria do Castelo

 

Desta Igreja resta apenas a capela do lado da Epístola e, depois das obras que por lá andam a fazer, não se sabe o que vai ficar.

Como parte da ornamentação esta igreja foi aplicada na Capela de Nossa Senhora do Cardal, também chamada Capela da Ordem Terceira e onde repousaram os restos mortais do Marquês de Pombal, durante cerca de oitenta e seis anos no Convento de Sto. António do Cardal, aqui se transcreve uma descrição citada pelo Dr. Joaquim Eusébio na sua obra «POMBAL, 8 SÉCULOS DE HISTÓRIA»:

 

Apêndice Documemtal

 

Doc. n° 11 - Igreja de Santa Maria do Castelo

 

Tem um retábulo de pedra ricamente lavrado com três imagens:- Nossa Senhora, S. António e S. Francisco. É toda de abóbada. Tem dois altares colaterais e uma capela da Invocação de Jesus como passo da Morte do Senhor, em vulto de pedra na porteira de Motto (?) com os Profetas, Apóstolos e Maria e Nossa Senhora de uma e outra parte, tudo em vulto de pedra branca com todo o primor da Arte, de sorte que a forma excede a matéria. Tem mais, a dita capela, ricas Imagens esculpidas na mesma pedra, como é a de Sam João e a de David e outras. É toda de Abóbada com suas grades de ferro (...) e é, a dita Igreja, forrada de castanho de Bordo e tem cinco linhas de ferro. Seu portal de pedraria lavrada com duas torres de boa pedra de cantaria lavrada, com suas figuras nas coandrangolas por modo de canos que sam amalaçadas e tem hum só sino na torre para a parte do Castelo. Nesta Igreja está a pia de baptizar aonde anualmente se fazem todos os baptizados, conservando se esta antiguidade imemorial sem nunca se interromper. É o corpo da Igreja todo lajeado e tem de comprido da capela mor até à porta principal dezanove varas e de largo sete; e a capela mor tem de comprimento seis varas e um palmo, e de largo quatro e um palmo; tem sua Sacristia de Abobada a qual tem de comprido três varas e hum palmo e de largo duas e meia; tem de frente do portal principal um terreno plano cercado de muro ao redor que tem de comprido nove varas, de largo onze menos meio palmo; tem mais a dita Igreja seu coro que toma toda a largura da dita Igreja e se entra para ele por uma porta que esta na escada da Torre que é de caracol; assim a Igreja como a Capela Mor tem por fora muita pedra de cantaria nos cunhais, cimalhas e cornijas obra muito custosa.

 

Arquivo Distrital de Leiria, Tombo de S. Martinho, 19-G-11, f1s. 148 v a 149 v

 

sinto-me: Tranquilo
publicado por MaiaCarvalho às 11:56
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Anónimo a 16 de Março de 2010 às 18:05
Caro Professor:

Custa-me a crer que não exista em lado nenhum uma gravura sobre Sta. Maria do Castelo.

Desenhos do interior sabemos que há, mas do exterior era ouro sobre azul.

Cumps.
SM

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. 2. SUMÁRIA NOTÍCIA DO ASS...

. A VIDA HERÓICA DO POVO DO...

. O ESTREITO, SUA LOCALIZAÇ...

. 1. O ESTREITO, SUA LOCALI...

. NOSSA SENHORA DO TESTINHO

. CRÉDITOS RESTANTES

. REGRESSO AO TESTINHO

. A IGNORÂNCIA TEM DESTAS C...

. Pormenor de uma Gravura d...

. Igreja de Santa Maria do ...

.arquivos

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds